Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Atividade 2.4-Reflexão sobre a participação em Redes


 Escola estadual Ernesto Solon Borges

Atividade 2.4-Reflexão sobre a participação em Redes

Minha participação nas Redes virtuais as quais tenho acesso com maior frequência são Blog, E-mail e o Fórum, sendo de uso exclusivo de cunho pedagógico. O fórum e o blog são usados como um recurso tanto da especialização como da formação continuada em recursos midiáticos já o e-mail se destaca mais como um veículo de comunicação imediata que viabiliza as informações urgentes, porém que necessita de acompanhamento diário no sentido de manter atualizados tais contatos.
Caso necessite costumo compartilhar as postagens dos colegas como meio de enriquecer minha prática e avaliar os pontos fortes que contribuem com minha prática pedagógica.
Na medida do possível costumo responder as mensagens que recebo como forma de agradecimento e interação com o colega.
Infelizmente não me considero dominar claramente as mídias, porém através da prática nas formações continuadas poderei adquirir habilidades por meio da interação nos debates dos grupos meios que amplie tais conhecimentos.
As possibilidades de evoluir nos conhecimentos são possíveis, para isso é necessário que as pessoas se conscientizem de suas responsabilidades perante ao uso das mídias e busquem se aperfeiçoar.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DE USO DE REDES SOCIAIS



TÍTULO DA ATIVIDADE: UTILIZANDO REDES SOCIAIS DE FORMA CRÍTICA E PRODUTIVA
ESCOLA ESTADUAL ERNESTO SOLON BORGES
CURSISTAS: Fátima, Marilene, Marilúcia e Silanara
TURMA: Edson Leonel – Bandeirantes / MS
 

Com a evolução das tecnologias as redes sociais ganham e passam a fazer parte do cotidiano da sociedade moderna, essa é uma realidade sem limite. Dentre as mais conhecidas e utilizadas no momento estão o Facebook, o MySpace, o Twitter , no qual a maioria das pessoas já têm conhecimento e acesso a essas ferramentas.
A troca de experiência entre grupos acontece a cada momento da aprendizagem em relação a novas tecnologias, sendo que o maior diferencial são os diversos ambientes virtuais que capacitam e ampliam as redes em possíveis contatos e interações. Mais do que curtir, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no trabalho em sala de aula, no serviço, desde que sejam bem utilizadas e com isso nós passamos a interagir com as redes sociais em busca de aprendizagem tanto para nós, professores, como também para os alunos.
De várias maneiras podemos utilizar as redes sociais nas escolas, facilitar as ações educativas, promover discussões do tema estudado em sala, compartilhar bons exemplos, disponibilizar trabalhos para que possam ser acessados em casa, grupos de estudos. E com isso temos que ter conhecimento dos cuidados com a segurança e privacidade das informações que podem ser adquiridas durante uma pesquisa, um estudo. 
Neste contexto se faz necessário o conhecimento e a compreensão do papel das mídias sociais na vida dos nossos adolescentes para a diminuição do distanciamento e conflitos entre as gerações (professores / alunos e pais / filhos).

sábado, 12 de outubro de 2013

DIÁLOGO SOBRE AS GERAÇÕES



TÍTULO DA ATIVIDADE: DIÁLOGO SOBRE AS GERAÇÕES
ESCOLA ESTADUAL ERNESTO SOLON BORGES
CURSISTAS: Fátima, Marilene, Marilúcia e Silanara
TURMA: Edson Leonel – Bandeirantes / MS

O trabalho foi desenvolvido com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio, Período Vespertino, com o objetivo de analisar, discutir e observar as mudanças socioculturais e políticas do meio em que se vive.
Primeiramente os alunos assistiram ao vídeo We all want to be Young disponível em http://www.youtube.com/watch?v=MaSYa0QNVUM. Os mesmos dialogaram, trocaram idéias relacionadas as perguntas e  imagens que surgiram no momento. Destacaram sobre a evolução dos jovens, diferenças das várias gerações entre pais, filhos e os futuros filhos. Acreditam no avanço da tecnologia e que o uso indevido dessa mídia influencia no trabalho, mas que nem todos estão preparados para a evolução e que dependem de cada um. Afirmam ainda que muitos jovens ganham tudo dos pais e não  valorizam enquanto muitos que não apresentam condições financeiras dão valor e não tem oportunidade.
Os alunos demonstraram repudio ao uso de drogas lícitas e ilícitas que são abordados no vídeo, afirmaram para que haja interação do grupo é necessário que estes tenham objetivos comuns, caso contrário acabam se isolando.
Muitos jovens se ausentam de suas casas por considerar não ter nada para fazer, finalizaram o diálogo falando que a internet, a cultura e a evolução é “cibercultura”.