Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de setembro de 2013

MAPEAMENTOS INICIAIS



TÍTULO DA ATIVIDADE: MAPEAMENTOS INICIAIS
ESCOLA ERNESTO SOLON BORGES
CURSISTAS: Fátima, Marilene, Marilúcia e Silanara
TURMA: Edson Leonel – Bandeirantes / MS

Os jovens de hoje estão totalmente engajados as novas tecnologias, desde a um celular mais avançado ao ultra book, deixando os pais e até mesmo os professores para trás.
Essa nova geração de adolescentes não praticam mais esportes e brincadeiras, se preocupam mais com o computador, o facebook, entre outros recursos, as atividades são totalmente voltadas para a monotonia da tecnologia.
Dentre esses recursos destacam jovens totalmente viciados tornando-se criativos, produtivos e educativos com os novos meios de comunicação que ocorrem nas comunidades online. Por outro lado os pais se preocupam com os perigos que esses ambientes onlines podem causar nas vidas de seus filhos. 
Alguns jovens trazem para si essas tecnologias para hacker, mentir e até adulterar dados para favorecer a si próprios, sem mencionar os males que as redes sociais podem oferecer como o cyberbullying.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Atividade1.4M1 - Reflexões sobre cenários de mudanças


Título da atividade: Reflexões sobre cenários de mudanças  
 Escola: Ernesto Solon Borges
Cursista: Fátima Suriano Batista
Turma: Edson Leonel Bandeirantes/ MS

Em sua opinião, de que forma mídias como televisão, jogos e Internet modificaram as formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade?
Quais as implicações dessas mudanças na relação com as gerações anteriores (pais, educadores)?
Como você percebe que essas mudanças estão a impactar o cotidiano das nossas escolas?

    As novas tecnologias provocaram um verdadeiro impacto nas formas de agir das pessoas, fazendo com que essa integração passasse a fazer parte da realidade de cada ser, através de um cenário de descobertas onde os indivíduos encontraram um jeito novo e atrativo de descobertas, contribuindo para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e autocapacitação.
    Por considerar que as gerações anteriores são compreendidas como imigrante digital nos quais nasceram em outro meio e, portanto apresentam uma maneira diferente de interagir, enquanto as crianças de hoje considerados “nativos” dessa cultura, interagem com naturalidade. Nesta perspectiva acredita-se que os conflitos surgem a partir do momento em que os professores considerados imigrantes digitais não compreendem a linguagem das novas gerações e desconsideram ou desqualificam suas características e necessidades específicas.
    O desafio é de que os professores não usem de posturas autoritárias e sim adotem uma conduta cooperativa de aceitação e respeito pelos saberes e interesses dos seus alunos, pois estão num período de transição e estão acostumadas com a interatividade dos dispositivos midiáticos

Atividade 1.3M2 –Relação homem-técnica





Título da Atividade  – Relação homem-técnica
Escola: Ernesto Solon Borges 
Grupo: Fátima, Rosa Dalva e Vagna
Turma: Edson Leonel Pacheco Filho

Situação-problema 3

   Comparar as formas de pesquisas escolares de nossa época com as atuais mostra um cenário de mudanças muito rápido o que dificultam nosso trabalho enquanto professor em acompanhar essa evolução, pois somos uma geração de imigrantes digitais e os nossos alunos, nativos digitais.
    O importante que tanto no passado quanto no presente, independente da forma como as pesquisas eram feitas, o conhecimento adquirido no final do processo é o que realmente importa. Em épocas passadas elas se davam sobre a orientação do professor, geralmente ele encaminhava o aluno para as bibliotecas públicas ou escolares, com todas as anotações das fontes de pesquisas, onde a pesquisa era realizada com o auxilio de enciclopédias e livros, para tanto o aluno sempre lia, interpretava, mas também copiavam um pouco (como hoje (Ctrlc+Ctrv ).
    As fontes de pesquisas eram de difícil acesso e muitas vezes defasadas, o que contrasta com as atuais, pois hoje em dia os alunos dispõem das mais variadas possibilidades de acesso as pesquisas através da internet, entretanto nem sempre sabem usá-las adequadamente perdendo a chance de aprender muito mais.
    Assim, podemos concluir que todas as tecnologias disponíveis aos alunos para nada servirão se eles não tiverem o compromisso com a busca do conhecimento e a responsabilidade com sua aprendizagem