Título da atividade: Reflexões sobre cenários de mudanças
Escola: Ernesto Solon Borges
Cursista: Fátima Suriano Batista
Turma: Edson Leonel Bandeirantes/ MS
Em sua
opinião, de que forma mídias como televisão, jogos e Internet modificaram as
formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade?
Quais as
implicações dessas mudanças na relação com as gerações anteriores (pais,
educadores)?
Como você
percebe que essas mudanças estão a impactar o cotidiano das nossas escolas?
As novas
tecnologias provocaram um verdadeiro impacto nas formas de agir das pessoas, fazendo com que essa
integração passasse a fazer
parte da realidade de cada ser, através de um cenário de descobertas onde os
indivíduos encontraram um jeito novo e atrativo de descobertas, contribuindo para a
criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e autocapacitação.
Por considerar que
as gerações anteriores são compreendidas como imigrante digital nos quais
nasceram em outro meio e, portanto apresentam uma maneira diferente de
interagir, enquanto as crianças de hoje considerados “nativos” dessa cultura, interagem
com naturalidade. Nesta perspectiva acredita-se que os conflitos surgem a
partir do momento em que os professores considerados imigrantes digitais não
compreendem a linguagem das novas gerações e desconsideram ou desqualificam
suas características e necessidades específicas.
O desafio é de que
os professores não usem de posturas autoritárias e sim adotem uma conduta
cooperativa de aceitação e respeito pelos saberes e interesses dos seus alunos,
pois estão num período de transição e estão acostumadas com a interatividade
dos dispositivos midiáticos
Nenhum comentário:
Postar um comentário