ATIVIDADE:
DIRETRIZES DA ESCOLA FRENTE AO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS
ESCOLA
ERNESTO SOLON BORGES
CURSISTAS:
Adelaide, Élida, Fátima, Hosmany, Marilene, Marilúcia e Silanara
TURMA:
Edson Leonel - Bandeirantes / MS
Após a realização de um debate entre os cursistas (professores, coordenação e pais) sobre a cultura jovem e a importância das mídias sociais para esse público, definiu-se que o uso das Mídias Sociais na escola tem pontos positivos e negativos:
Quanto
aos pontos positivos possibilita inúmeras ferramentas pedagógicas facilitando
as trocas de informações mesmo distantes geograficamente. As tecnologias e as
novas mídias são trabalhadas na sala de aula e na sala de tecnologia com
atividades dinâmicas e diferenciadas que envolvem os alunos para realizá-las,
como: moodle e facebook na escola. Porém como ponto negativo essas ferramentas
podem ser muito perigosas quando usadas indevidamente.
No
caso o aparelho celular é proibido em muitas instituições escolares pelo uso
indevido dos alunos, pois através dele os mesmos acessam as redes sociais para
fins de entretenimento e relações pessoais, gerando conflitos, agressões
físicas e verbais entre os alunos / professores, alunos / alunos entre outros.
Nesse contexto podemos perceber que na escola as
tecnologias de informação e comunicação (TIC) novas e convencionais evidenciam desafios e problemas nas práticas
pedagógicas, por isso a necessidade de entendê-las e superá-las. Também é
fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade
em que a escola se encontra inserida. Esse reconhecimento favorece a
incorporação de diferentes metodologias pedagógica e a outras atividades
escolares nas situações em que se possam trazer contribuições significativas de
ensino e aprendizagem a todas as partes envolvidas nesse processo.
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